domingo, 15 de abril de 2018

Qual a diferença entre bronquite e bronquiolite?

bronquiolite ocorre quase da mesma forma que a bronquite. Mas, no caso de bronquiolite, geralmente são os canais menorzinhos de ligação com os pulmões que ficam obstruídos pelo muco. 

Essas pequenas vias respiratórias afetadas na bronquiolite se chamam bronquíolos. 

É bem mais comum que os bebês novinhos tenham bronquiolite do que bronquite. Nos menores de 6 meses, a bronquiolite pode ser bem perigosa e precisa de acompanhamento e tratamento o quanto antes. 

A bronquiolite viral é a principal causa de internação de bebês com menos de 6 meses em UTI pediátrica por doença respiratória -- associada ou não a pneumonias. 

A passagem do ar fica mais difícil e os sintomas da bronquiolite também são parecidos com o da asma

De maneira resumida, pode-se dizer que a bronquite é um termo mais genérico para um processo inflamatório de qualquer causa nos grandes ou pequenos brônquios e que pode aparecer em qualquer faixa etária. 

Já a bronquiolite é um processo inflamatório mais específico de pequenos brônquios ou bronquíolos, geralmente em crianças com menos de 1 ano de idade. Quase sempre é viral, podendo levar a quadros mais graves de insuficiência respiratória, a depender do vírus em questão e da idade do bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário