domingo, 15 de abril de 2018

Bronquite em bebê

Bronquite é uma infecção ou inflamação dos grandes "tubos" por onde o ar chega aos pulmões, os chamados brônquios. 

Pode ser aguda ou crônica e a diferença está no tempo de duração do quadro e no padrão de repetição e de intervalo entre as crises, com possível agravamento desses episódios. 

O nome pode até confundir, mas a bronquite aguda é mais curta e dura de uma a duas semanas. Já a bronquite crônica está ligada a alguns outros fatores, como alergia (asma), infecções virais e bacterianas de repetição, poluição (incluindo exposição a cigarro), entre outros. 

O que é bronquite?

Quando a criança está com gripe, resfriado ou garganta inflamada, o vírus causador desses problemas pode se espalhar pelos brônquios. 

Então, as vias respiratórias ficam inflamadas e parcialmente bloqueadas pelo acúmulo de muco. 

As infecções virais são as causas mais comuns de bronquite em crianças. Mas infecções bacterianas, alergias e exposição a fumaça de cigarro, poluição e poeira, além de variações bruscas de temperatura e umidade do ar também podem acabar provocando a doença. 

Há mais de 100 vírus respiratórios diferentes, ampliando significativamente a possibilidade de doenças respiratórias, principalmente na passagem do outono para o inverno. Crianças até 4 anos são as mais vulneráveis do ponto de vista imunológico. 

Alguns dos vírus não se limitam a um resfriado com congestão nasal e podem afetar as vias aéreas mais baixas, como laringe e brônquios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário