domingo, 15 de abril de 2018

Frio aumenta incidência de doenças respiratórias; saiba como se prevenir

Funga, tosse, espirra: basta começar o Outono, período em que a temperatura cai e a incidência de ventos e chuva aumenta, para que também se multipliquem os casos de doenças respiratórias e alérgicas. Mas, em Salvador, que mantém temperaturas altas até no Inverno, para além da variação do clima e da umidade, o maior número de pessoas doentes é consequência, também, de descuidos e de comportamentos comuns ao período chuvoso.
Segundo a médica alergista e imunologista Maria Cecília Freitas de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia da Regional Bahia (Asbai-BA), nessa época do ano, as pessoas tendem a se aglomerar em espaços fechados, sem circulação de ar, como ônibus e shoppings, o que favorece a contaminação. Além disso, o aumento da chuva provoca o crescimento de mofo na parede de casa que tem infiltração, deixando os alérgicos mais vulneráveis.
Com a universitária Pavllover Valadares,  27 anos, é o que acontece nesse período, quando suas crises alérgicas se tornam mais frequentes. “Costumo ter sinusite logo quando o tempo vira, principalmente quando tenho contato com poeira e mofo”. Ela conta que está doente desde o final de março, quando começou a tossir. Em abril, seu quadro piorou e chegou a ser diagnosticada com virose. Fez o uso de xarope, mas continuou mal.
Na semana passada, depois de sentir dores no corpo, febre e fraqueza, a estudante buscou um centro médico e teve que tomar soro e ficar em observação por duas horas. Diagnóstico: contraiu uma gripe. A mudança do clima e o contato com a poeira, somada à baixa imunidade devido à crise de tosse alérgica, facilitaram a entrada da doença.
Para a médica Maria Cecília, a gripe também pode ser porta de entrada para outras complicações respiratórias. Ela alerta que tomar chuva e ficar com as roupas molhadas, manter a casa fechada sem ventilação e com acúmulo de poeira, além do choque térmico, enfraquecem o organismo. “Salvador tem um clima instável, chove de repente e depois fica com sol. Isso expõe o corpo a diferentes temperaturas durante o dia”, explica. Esta imprevisibilidade pega as pessoas desprevenidas.
Doenças e prevenções
De acordo com a médica pneumologista Maristela Rodrigues Sestelo, as enfermidades respiratórias infecciosas, alérgicas e inflamatórias mais comuns nesta época do ano são gripe, resfriado, rinite, sinusite, asma, bronquite, faringite, amigdalite, otite e pneumonia.
Para se prevenir e evitar quadros de crise alérgica ou o contágio de qualquer tipo de complicação respiratória típica do Outono e Inverno, Maristela orienta que o primeiro passo é manter uma vida saudável. “Se alimentar bem, fazer atividade física, dormir direito, não fumar e beber bastante água são hábitos essenciais para a manutenção do sistema imunológico”.
Outra  orientação da pneumologista é evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, que debilitam a imunidade. Além do álcool, o choque térmico é outro inimigo, reforça. “Sair da quentura da rua para um ambiente com ar-condicionado, ou se molhar e ficar no ar, por exemplo, debilita as vias respiratórias, que sofrem com as variações do ambiente”.
Para evitar essa variação térmica, Maristela orienta a sempre sair de casa prevenido: com uma roupa fresca, caso fique calor, e com casaco e guarda-chuva em mãos. Afinal, nunca se sabe quando pode chover na cidade. 
Para os alérgicos, lavar as narinas com soro fisiológico, manter o local onde dorme livre de poeira e de pelos de animais, não dormir de cabelo molhado, além de evitar o uso do ventilador, são pequenos passos para ficar longe das crises.
Antes de qualquer cuidado, no entanto, a imunologista Maria Cecília faz o  alerta sobre a necessidade de se vacinar: “A gripe é a porta de entrada para outras doenças respiratórias mais graves, como a pneumonia, que pode até matar. Por isso, a vacinação contra a gripe é fundamental para a prevenção”, recomenda.
Enfermidades mais comuns no outono e inverno
Gripe Dores na garganta e no corpo, mal-estar, moleza, febre alta, aumento da secreção nasal e catarro amarelado são alguns dos sintomas da gripe, que, se não tratada adequadamente, pode avançar para uma pneumonia.
Resfriado  Constantemente confundido com a gripe, o resfriado é um quadro viral mais brando. Os sintomas são coriza, nariz entupido, febre baixa, lacrimejamento dos olhos, secreção e catarro esbranquiçado.
Rinite alérgica  Os sintomas são nariz entupido, coriza, lacrimejamento dos olhos, coceira no nariz e espirros.
Sinusite  Infecção bacteriana, viral ou fúngica, a sinusite também pode ser desencadeada pelo agravamento de uma rinite. Os sintomas gerais são dores de cabeça, sensação de peso no rosto, nariz entupido, catarro amarelado ou esverdeado e mal-estar. Sua complicação pode provocar uma otite.
Otite  A otite é uma infecção de ouvido que pode ser desencadeada por sinusite ou  rinite. Os sintomas podem ser febre, dores de cabeça e no ouvido e até tontura. Em casos extremos, pode ocorrer a ruptura do tímpano e saída de secreção pelo ouvido.
Faringite  Mais frequente em pessoas que já removeram as amígdalas, os sintomas gerais da faringite são dor na garganta, tosse seca e rouquidão.
Amigdalite  A amigdalite é a inflamação das amígdalas. Dificuldade para engolir, febre, dor na garganta, tosse seca e dor na região exterior do pescoço são alguns dos seus sintomas.
Asma É uma doença de manifestação alérgica. Quem sofre de asma pode sentir falta de ar, tosse seca e chiado no peito.
Bronquite aguda  É a inflamação dos brônquios, causada por um vírus ou por bactéria. Os sintomas são tosse, secreção mais espessa com catarro amarelado ou esverdeado e dor no peito.
Pneumonia  É uma infecção bacteriana que atinge os pulmões e pode decorrer de complicações da gripe. Dores no tórax e no corpo, tosse seca com catarro, febre alta, moleza no corpo, mal-estar, cansaço, e até falta de ar podem ser manifestações da enfermidade.
Saiba como se prevenir
Vida saudável Para a manutenção do sistema imunológico, mantenha hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física. Beba muita água e durma bem.
Poeira e mofo Limpe a casa diariamente e o filtro do ar-condicionado periodicamente. Cuide de infiltrações, que propiciam o aparecimento de mofo e fungos. Evite almofadas, bichos de pelúcia e cortinas de tecido, que acumulam poeira. Mantenha a casa ventilada.
Aglomerações  Evite aglomerações em espaços fechados sem a circulação de ar.Essa convivência facilita a contaminação.
Narinas  Diariamente, lave o nariz com soro fisiológico. Assim como escovar os dentes, com a poluição do ar, é importante limpar as narinas.
Entenda o porquê  do aumento de casos de doenças respiratórias e alérgicas nessa época do ano
Aglomeração em espaços fechados Durante o período de chuva, as pessoas costumam frequentar locais fechados, como shoppings. A aglomeração de pessoas em um espaço favorece a contaminação de doenças respiratórias, principalmente as de origem viral, como a gripe.
Infiltrações  Nessa época chuvosa, muitas casas acabam absorvendo a água da chuva e as paredes ficam úmidas e podem ter infiltrações, ambiente propício para o crescimento de mofo e de fungos.
Variação do clima  Com um clima instável, Salvador pode amanhecer com sol e chover no final do dia ou vice-versa, expondo o corpo a diferentes temperaturas. Esta imprevisibilidade pega as pessoas desprevenidas, que podem ficar com as roupas molhadas da chuva, por exemplo.
Mofo e fungos Casa fechada e sem ventilação é ambiente propício para o acúmulo de poeira e mofo. 
Choque térmico Sair da quentura da rua para um ambiente com ar-condicionado, por exemplo, debilita as vias respiratórias, que sofrem com as variações do ambiente.

Um comentário:

  1. COMO FUI CURADO DA DOENÇA DE ALZIEMEIR

    Fui diagnosticado com (Doença de Alziemeir) nos últimos 2 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo a doença de Alziemeir, ela me deixou e eu tentei de tudo para que ela ficasse, mas ela Me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse: Grande curador, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio fitoterápico. Em seguida, ele me enviou seu endereço de e-mail para contatá-lo- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E eu rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que meu problema será resolvido em semanas, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque eu precisava muito de ajuda por todos os meios, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E surpreendentemente depois de duas semanas, Ele me mandou uma mensagem, dizendo que eu deveria me apressar para fazer um check-up no hospital, o que eu realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (Alziemeir Negativo) com o coração cheio de alegria, porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, Este é um milagre, o dr imoloa também usa seu poderoso fitoterápico para curar as seguintes doenças: lúpus, úlcera bucal, câncer de boca, dores no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia , HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, Insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor crônica, Doença de Crohn, Fibrose cística, Fibromialgia, Doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão grave, Melanoma maligno , Mania, Melorreostose, Doença de Menière, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Distúrbios de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, Torção nas costas ain, Transtorno Bipolar, Tumor cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, asma, Artrite Inflamatória Autoimune Mediada. Doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. contacte-o através do e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E também no whatssap- +2347081986098. / Site- http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir