quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resíduo de comida preso no pulmão pode causar pneumonia ou bronquite

Logo depois do Bem Estar desta quinta-feira (14), a pediatra Ana Escobar e o pneumologista José Eduardo Afonso Júnior responderam às principais perguntas dos internautas sobre engasgo.

Segundo a doutora Ana, quando for feita a manobra de Heimlich em crianças acima de 1 ano, nunca se deve apertar a região das costelas, mas a área entre o umbigo e o diafragma. Quando o bebê engasga com líquido, pode-se sugar o nariz dele, mas os cinco tapinhas nas costas são essenciais.

Enfiar a mão na boca da criança, com os dedos em forma de pinça, deve ser feito apenas se os pais ou responsáveis enxergarem o corpo estranho. Se o menor estiver chorando ou tossindo, não se deve fazer nada, pois ele ainda está respirando e o ar está passando. Caso a pessoa mexa nisso, pode haver uma obstrução total -aí o recomendado é procurar um hospital.

A médica disse que grávidas também podem receber a manobra de Heimlich, mas, em estágios mais avançados da gestação, deve-se comprimir o centro do osso esterno, acima da barriga – já que esta não pode ter pressão.

Travesseiros especiais, antirrefluxo, ajudam a inclinar o bebê e a evitar engasgos. Além disso, a criança deve dormir de barriga para cima, com a fralda mais solta e a cabeça de lado. E deitar perto da criança, principalmente nos primeiros três meses, pode evitar surpresas desagradáveis. O bebê não deve dormir de bruços porque há estudos que associam essa posição a mortes súbitas durante a noite.

Na gravidez, as mulheres podem engasgar com mais frequência porque toda a dinâmica interna do corpo muda e o pulmão não se expande tanto. A dica é comer com calma, mastigar bem e não falar ao se alimentar.

As crianças que começam a ingerir pedacinhos de frutas e outras comidas precisam aprender a engolir sem se engasgar. O ideal é começar dando raspadinhas (de mamão, pera, maçã ou banana), e cuidar para não oferecer pedaços grandes ou ter pressa de que elas terminem a refeição.

De acordo com José Eduardo, não há como engolir um alimento que causa o engasgo, pois ele está preso nas vias respiratórias, a não ser que ele vá para o esôfago depois da manobra de Heimlich.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche. Uma infecção pode levar dias para aparecer, mas, se houver suspeitas, o médico deve examinar a pessoa ou pedir alguma radiografia. Se for comprovada a presença de um corpo estranho, é feita a retirada no hospital.

O pneumologista afirmou, ainda, que é possível que resíduos alimentares pontiagudos (como osso de frango ou espinha de peixe) perfurem mucosas do esôfago, estômago ou intestino e provoquem infecções graves.

O especialista explicou que refluxo é quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, até o meio do tórax ou até a garganta. O problema pode causar engasgo, mas em geral causa apenas azia e queimação.

Se o idoso engasgado conseguir tossir, deve forçar a tosse e ser encaminhado para atendimento médico. Caso ele não consiga, deve ser feita a manobra de Heimlich, pois o indivíduo pode perder a consciência e ter uma parada cardiorrespiratória em poucos minutos. Nessa idade, os que não se alimentam sozinhos devem comer sempre com o tronco reto e ingerir coisas pastosas (sopas e purês).

Para evitar o engasgo, é preciso evitar falar ou rir ao comer, não usar bebida alcoólica e drogas nem comer deitado. Pôr a vítima de cabeça para baixo é mais difícil no caso de um adulto, e abaixar-se com o tronco na horizontal pode ser eficaz.

Por fim, o médico diferenciou engasgo de apneia do sono, cujos sintomas podem ser confundidos durante a noite. Ele disse também que pessoas com síndrome de ansiedade costumam ter sensações permanentes de engasgo, que não têm um motivo anatômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário