domingo, 26 de julho de 2009

Tratamento de bronquite

1. Tratamento da bronquite aguda

O tratamento da bronquite aguda consiste na terapia dos sintomas, visto que se trata na maior parte do tempo de uma doença viral (não existem antivirais contra a bronquite). Como se trata na maioria das vezes de uma tosse gordurosa com expectorações, logicamente será utilizado fluidificantes ou expectorantes para respectivamente fluidificar e expectorar o muco.

Fluidificantes (que diminuem a viscosidade do muco ou mucolíticos)
- à base de
N-acetilcisteína, sob forma de comprimidos, comprimidos efervescentes, sachês,....:

- à base de carbocisteína, sob forma de xarope contra a tosse:

Expectorantes
- Expectorantes
salinos (ammonii chloridium,...) ou à base de extratos de plantas (guaifenesina por exemplo, ou à base de ipéca
Em caso de superinfecção bacteriana, o médico irá prescrever antibióticos.

2. Tratamento da bronquite crônica

A primeira medida a ser tomada em caso de bronquite crônica é buscar a causa que provoca esta afecção e eliminá-la. Na maior parte do tempo se trata da fumaça do tabaco, portanto será necessário tentar parar de fumar antes que seja tarde. Se a causa for alguns agentes químicos ou poluentes, também será necessário parar ou limitar essas fontes desencadeadoras da bronquite crônica.

Após tentar curar a causa e se a bronquite crônica persistir, o médico dispõe de diversos tratamentos medicamentosos como fluidificantes, broncodilatadores, antibióticos (em caso de infecção bacteriana)... Em casos graves, o médico poderá também prescrever oxigênio.

Um comentário:

  1. a bronquite pode ser controlada meu filho teve crise uma vez desde então ele usa seretide sob prescrição medica é claro ,tem algumas pessoas que fazem simpatias ainda ñ fiz mas se for pra curar o meu filho faria

    ResponderExcluir