terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crises de bronquite são comuns no inverno

Crises de bronquite são comuns nesta época do ano não só em humanos como também em animais de estimação. Segundo a médica veterinária Lara Edna Santana, cães de todas as raças podem ter a doença, mas os filhotes e os idosos têm maior pré-disposição.

Segundo a veterinária, os sintomas da bronquite em animais de estimação são os mesmos apresentados em humanos. “O cão apresenta dificuldade para respirar e tosse”, disse.

Há dois anos, o poodle Nick, 6 anos, teve sua primeira crise. Sua dona, a advogada Marcela Amaral, afirma que eles estavam em uma chácara e o pet passou boa parte da noite brincando no sereno. “Quando acordei, percebi que ele puxava o ar, estava com a língua roxa e o peito chiava como se fosse de gente. Corri com ele para o veterinário, que diagnosticou a bronquite”, disse.

Quando está em crise, Nick precisa fazer nebulização três vezes ao dia com medicamentos para combater a doença. “Tomamos alguns cuidados para que ele não entre em crise. O Nick não fica na friagem, o pessoal do pet shop que ele frequenta já sabe que o banho e a escovação do pelo precisam ser rápidos e tanto a cama quanto o cobertor dele são lavados toda semana para não acumular poeira”, disse Marcela Amaral.

Quando chega crianças à casa da advogada, o cão é trancado para evitar que fique estressado. “As crianças gostam de brincar e ele não aguenta. Ele é o xodó da casa. Todos da família fazem o que for preciso para garantir a qualidade de vida dele”, afirmou.

Bronquite alérgica é mais difícil de ser tratada

A veterinária Lara Edna Santana afirma que a bronquite é uma doença comum nos períodos de seca. “Quando a umidade relativa do ar é muito baixa, temos diferenças de temperaturas muito grandes, muito calor durante o dia e frio a noite. O choque de temperatura deixa os brônquios do pulmão mais suscetíveis à inflamações”, disse.

De acordo com a veterinária, se a doença for de origem viral, pode ser prevenida com vacina contra a traqueobronquite. “Já a bronquite de origem alérgica é mais complicada de prevenir porque ainda não dispomos de testes alérgicos eficientes. Dificilmente conseguimos detectar a causa da alergia”, disse.

A veterinária afirma que para evitar crises o animal deve dormir em um local aquecido, não deve ficar em locais úmidos e com mofos e deve viver em um ambiente limpo e arejado. A atividade física na água também é indicada, quando o cão não está em crise. “Qualquer sintoma de falta de ar ou tosse o dono deve procurar um veterinário. O tratamento é feito com antibióticos e antiinflamtórios”, afirmou Lara Santana.

Outras doenças comuns em cães nesta época do ano:

• Rinite
• Conjuntivite
• Cinomose
• Gripe Canina

domingo, 1 de agosto de 2010

Chá para Bronquite

Você sabe como preparar um chá?
Os métodos mais usados na manipulação das ervas são: INFUSÃO E DECOCÇÃO
Na Infusão, a planta é colocada em um recipiente de louça e despeja-se água em início de fervura. Em seguida, abafa-se e mantém em repouso por, no mínimo, 10 minutos. A mistura deve ser coada antes do uso. O abafamento é importante, principalmente quando se utilizam folhas e flores, assim evita-se a perda dos princípios ativos das plantas.
á na Decocção: A erva ou planta deve ser colocada em um recipiente, de preferência de vidro, com água fria. Em seguida, com o recipiente semi-tampado, ferve-se por 10 a 15 minutos.
Quanto mais dura a parte da planta utilizada, maior o tempo de fervura. Recomenda-se deixar repousar por 10 minutos com o recipiente tampado, coando-se a mistura em seguida.

Este método é indicado para sementes, cascas de árvores e frutas.
Mas você sabe como obter o máximo de benefícios?
Eles podem ser tomados em temperatura quente no caso de resfriados e bronquite, mornos para insônia e finalidade relaxante e, frios ou gelados para problemas estomacais ou diarréias.

O efeito de um chá é maior quando ele é tomado em jejum ou minutos antes do sono.
Procure não deixar colheres dentro do líquido e nunca reaproveite um chá preparado, de um dia para o outro.