domingo, 26 de julho de 2009

Sintomas de Bronquite


1. Sintomas da bronquite agudaA bronquite aguda aparece frequentemente de maneira brusca e não dura muito tempo se não houver complicações.

Os sintomas típicos da bronquite aguda são:

- uma tosse geralmente seca no início e depois gordurosa, acompanhada de expectorações (podem se tornar amareladas e espessas em caso de superinfecção bacteriana), o muco sendo viscoso, chamamos de baba. - uma ligeira febre (menos de 38°C)- dores de cabeça- dores de garganta- uma voz rouca- eventuais complicações respiratórias (por exemplo, em recém-nascidos ou pessoas idosas) ou complicações bacterianas como uma pneumonia (permanece cada vez mais raro mais possível, sobretudo em pessoas idosas).Ressaltamos que somente um médico pode efetuar o diagnóstico exato de uma bronquite nas pessoas frágeis (recém-nascidos, crianças pequenas, pessoas idosas,...) portanto, uma consulta médica é sempre necessária.

2. Sintomas da bronquite crônica

Falamos em bronquite crônica quando a tosse dura 3 meses seguidos e se estende por pelo menos dois anos (fonte:: Larousse Médica). Essa noção de duração explica o termo bronquite crônica.Os sintomas da bronquite crônica são os seguintes:- tosse geralmente gordurosa, acompanhada de expectorações- respiração sibilante- tosse de esforço- differentes complicações respiratóriasNesse caso também somente um médico poderá fazer o diagnóstico exato de uma bronquite crônica. Um controle regular em especial em fumantes é fortemente recomendado. Sabemos que estes têm uma probabilidade bem mais elevada que os não-fumantes de sofrer de bronquite crônica ou BCPO (bronquite crônica acompanhada de um enfisema pulmonar).

Tratamento de bronquite

1. Tratamento da bronquite aguda

O tratamento da bronquite aguda consiste na terapia dos sintomas, visto que se trata na maior parte do tempo de uma doença viral (não existem antivirais contra a bronquite). Como se trata na maioria das vezes de uma tosse gordurosa com expectorações, logicamente será utilizado fluidificantes ou expectorantes para respectivamente fluidificar e expectorar o muco.

Fluidificantes (que diminuem a viscosidade do muco ou mucolíticos)
- à base de
N-acetilcisteína, sob forma de comprimidos, comprimidos efervescentes, sachês,....:

- à base de carbocisteína, sob forma de xarope contra a tosse:

Expectorantes
- Expectorantes
salinos (ammonii chloridium,...) ou à base de extratos de plantas (guaifenesina por exemplo, ou à base de ipéca
Em caso de superinfecção bacteriana, o médico irá prescrever antibióticos.

2. Tratamento da bronquite crônica

A primeira medida a ser tomada em caso de bronquite crônica é buscar a causa que provoca esta afecção e eliminá-la. Na maior parte do tempo se trata da fumaça do tabaco, portanto será necessário tentar parar de fumar antes que seja tarde. Se a causa for alguns agentes químicos ou poluentes, também será necessário parar ou limitar essas fontes desencadeadoras da bronquite crônica.

Após tentar curar a causa e se a bronquite crônica persistir, o médico dispõe de diversos tratamentos medicamentosos como fluidificantes, broncodilatadores, antibióticos (em caso de infecção bacteriana)... Em casos graves, o médico poderá também prescrever oxigênio.